O livro de Juízes vai nos contar sobre a história de Gideão, ele foi um homem que ficou conhecido por derrotar um exército inteiro com apenas 300 homens escolhidos, pois Deus estava ao seu lado. Porém existe um fato muito importante nessa história.

Gideão teve uma experiência extremamente poderosa de ver um anjo, representando o Senhor, com certeza aquilo não foi algo que ele poderia confundir com um acontecimento comum… mas mesmo assim quando lhe foi dado a notícia de que ele seria o responsável por livrar Israel das mãos dos midianitas ele pediu por diversos sinais para que tivesse a certeza absoluta de que era Deus quem estava falando com ele.

Apenas após ver que todos os sinais que ele pediu se cumpriram é que Gideão creu e partiu para fazer aquilo que Deus o havia ordenado. Nesse caso Deus “foi paciente” e atendeu a todos os pedidos de sinal que Gideão fez, mas Jesus Cristo em Mateus 16:4 quando lhe pediam por um sinal vindo dos céus se recusou a faze-lo, e ainda em João 20:24-29 vemos o relato em que Tomé apenas creu que Cristo havia ressuscitado após tocar nas feridas nas mãos Jesus e Ele disse “Bem-aventurados os que não viram e creram.”

Com tudo isso fica o questionamento devemos pedir sinais para que se confirme, ou apenas devemos crer que foi Deus quem falou?

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” Hebreus 11:1

A resposta é na verdade uma outra pergunta que apenas você pode responder “Qual o tamanho da sua fé?”, algumas pessoas vão acreditar apenas por ouvir falar, outras vão precisar de uma prova mais real para ter certeza de que aquilo é real, e qual delas está certa no final das contas?

Aquela que tendo a certeza vai e entra em ação, essa é a que está correta. Não adianta dizer “eu sempre sei quando é Deus que realmente está falando comigo!”, e não fazer o que Ele te diz para fazer. A Bíblia também vai nos dizer que os discípulos quando foram chamados por Jesus deixaram IMEDIATAMENTE o que estavam fazendo e o seguiram, eles não pediram por nenhum tipo de sinal que resolvesse as suas dúvidas.

Mas o que existe em comum entre todos esses relatados nos textos é que quando tiveram a certeza eles partiram e agiram de acordo com o que foram chamados. Então ao invés de ficarmos discutindo se devemos pedir sinais ou apenas crer sem nunca duvidar devemos entender que o que Deus quer é que cumpramos o nosso chamado.

Se você já tem a certeza de que foi Deus quem te mandou, simplesmente vá e faça o que te ordenou a fazer, se ainda possui alguma dúvida ore primeiro para que essa dúvida desapareça, e então para que você esteja sensível e saiba reconhecer a voz de Deus. O que Deus quer é que todos reconheçam a sua voz, mas não basta ouvir e não praticar.